400 Bad Request
400 Bad Request
Please forward this error screen to 109.203.124.146's WebMaster.

Your browser sent a request that this server could not understand:

  • (none)/gsfc7.txt (port 80)

PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO

img01No mundo todo, hoje em dia, há um excesso de uso de medicamentos – para baixar a febre, reduzir as dores, diminuir os processos inflamatórios, são os principais sintomas que incomodam as pessoas, ou que as assustam. Dentre esses, os mais conhecidos são o paracetamol e o ibuprofeno, que já caracterizam uma geração de dependência.

O pior é que esses sintomas, incômodos, é verdade, indicam processos naturais de cura do nosso organismo. A febre, já se sabe, indica a reação positiva do sistema imunológico na sua luta contra micróbios que causam doenças. E baixar a febre, só por baixar, não é nada benéfico para essa luta natural do nosso corpo. As inflamações são, nada mais nada menos, do que outra reação benéfica do organismo – quando há uma lesão, o corpo joga linfa (líquido) na região para, com ela, aumentar o número de glóbulos brancos, os guerreiros da nossa saúde. Reduzir a inflamação com um químico pode até diminuir o incômodo na região mas não colabora em nada com a cura. Só o descanso, a boa alimentação e hidratação, o uso de algumas ervas já consagradas há milênios, já seriam o suficiente para ajudar no processo de cura.

Você sabe, antigamente se dizia, “bom senso e canja de galinha” com
7 dias de descanso, é a cura para muitos dos incômodos que sentimos, de viroses (gripes) a entorses.

Mas, quem é que tem os tais 7 dias para descansar e se recuperar naturalmente? Não, ninguém tem, sabemos disso. Somos hoje reféns de um sistema econômico que não valora a vida humana. Somos peças de um xadrez que é jogado até a nossa extenuação total.

Saiba mais!

 


Eletroestimulação chinesa ameniza sintomas de doenças neurodegenerativas como a de “Machado-Joseph”.

img2Pesquisas recentes vêm demonstrando que o método milenar chinês da Acupuntura quando aplicado simultaneamente com o estímulo elétrico em pontos específicos da pele, melhora a inflamação dos neurônios – neuro-inflamação, sempre presente em doenças neurológicas degenerativas, diminui a apoptose (morte celular característica das doenças degenerativas), e, consequentemente, controla a destruição progressiva dos neurônios afetados.

As doenças neurodegenerativas são doenças neurológicas consideradas incuráveis, progressivas e algumas sequer possuem tratamento medicamentoso e conservador eficaz, para o controle dos seus quadros clínicos. Como os sinais e sintomas iniciais nessas doenças são muito variados, isso dificulta um diagnóstico preciso e precoce. Os sintomas nas doenças neurodegenerativas vão desde atrofias musculares, dormências (parestesias), incoordenação motora (ataxia), fraqueza (paresia), dificuldade de caminhar, enxergar, engolir, beber, falar, urinar, evacuar e outros tantos, de acordo com a doença específica do tipo neurodegenerativa.

Como exemplos dessas doenças, temos a esclerose lateral amiotrófica (cujo paciente mais ilustre é o astrofísico Stephen Hawking); a esclerose múltipla (a atriz comediante Claudia Rodrigues que interpretava a doméstica “Marinete” é portadora); a doença de Parkinson (o boxeador norte americano Mohamed Ali morreu dessa doença no mês passado); a doença de Alzheimer (o boxeador brasileiro Maguila é portador), e agora o ator Guilherme Karam morre das complicações de uma Ataxia Espino-cerebelar do tipo 3, chamada de Doença de Machado-Joseph (MJD).
Nessa doença genética herdada, há muitas estruturas cerebrais além do cerebelo, que comanda a coordenação motora e é muito afetado por essa doença, sofrendo atrofias como: a ponte cerebral, os gânglios da base, o mesencéfalo, a medula oblonga, múltiplos núcleos nervosos cranianos, tálamo e os lobos frontal, parietal, temporal, occipital e o sistema límbico.

Saiba mais!

 


AÇÚCAR PARA BEBÊS TEM O MESMO EFEITO DO ÁLCOOL PARA O FÍGADO

img3“Açúcar dado para bebês, que ainda tem sua capacidade de absorção limitada, é similar a darmos a esse bebê uma dose de cachaça por dia, em relação ao fígado”.

Essa frase, de autoria da Dra. Filó no último Seminário de Mães em BH, mexeu demais comigo, mesmo tendo sido até radical com a Clara até que completasse seu primeiro aninho e bem preocupada com essa questão até seus dois anos, eu não imaginava que o mal fosse tanto.

E pior: o perigo mora mais ao lado do que imaginamos! Sucos de caixinhas, leites com achocolatados de caixinhas muitas vezes tem mais açúcar do que uma lata de refrigerante!

Sei que você, leitor, pode muitas vezes ter tido uma infância como a minha: em que tomava leite com Nescau e açúcar. Mas pense que, naquela época, nossas mães não tinham acesso a muitas informações. Hoje temos e vai da nossa consciência – e estilo familiar – decidir o que fazer. Acreditar ou não naquilo que é base de estudo cientifico sério, não é da nossa alçada. Mas equilibrar sim! E equilíbrio é tudo nessa vida. Eu leio de tudo, mas evito ser radical em quase tudo na vida. Pois não acredito que radicalismo se sustente a longo prazo. Mas estas são as minhas convicções. Casa um tem a sua e isso faz do mundo um lugar mais divertido :).

Saiba mais!

 


Esclerose Múltipla alcança benefícios com Tai Chi Chuan e Qi Gong

img4Pacientes com Esclerose Múltipla alcançam benefícios com Tai Chi Chuan e Qi Gong. A Esclerose Múltipla é uma desordem caracterizada pelo espasmo muscular, perda de sensibilidade periférica, incontinência, perda de equilíbrio, fadiga e disfunção cognitiva. Pode ocorrer na forma de episódios agudos ou seguir um padrão crônico. Existem dados que sugerem que a desordem seja causada pelo ataque ao sistema nervoso central pelo sistema imunológico, causando inflamação e destruição da camada de mielina. Ainda não se conhece sua cura – alguns medicamentos são capazes de aliviar os sintomas.

A combinação da Terapia Psicológica, Ocupacional e Fisioterapia parece ser útil na redução da fadiga e da severidade dos sintomas. Contudo, ainda é raro o oferecimento sistêmico/governamental destas técnicas por longos períodos. Em contrapartida, o Tai Chi Chuan tem se tornado cada vez mais acessível ao público.

O Tai Chi considera tanto os aspectos físicos quanto a atitude psicológica, tendo se provado muito eficaz na melhoria do equilíbrio, da postura, da flexibilidade, do vigor, da pressão sanguínea diastólica, da força muscular e do bem-estar geral.

Neste trabalho, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado em exercícios fundamentais do Tai Chi. O programa não tinha a intenção de ensinar aos voluntários as posturas complexas associadas à prática de longo prazo, mas sim focar nos princípios fundamentais do equilíbrio, do movimento, da consciência sensorial e da respiração. Tais princípios são conhecidos como Qi Gong, cuja tradução literal significa cultivo da energia. O programa também incluía a Tui Na, uma automassagem relativa ao Qi Gong.

Saiba mais!

 


03 causas da obesidade que podem ser combatidas com acupuntura

img5No desequilíbrio diário da vida moderna, problemas originados no desequilíbrio do organismo se tornam cada vez mais comuns e, listado entre os mais alarmantes, está a questão da obesidade. Agora, se cresce a obesidade, crescem também os tratamentos que prometem ajudar no controle e combate deste mal do século, dentre eles a aplicação de técnicas de acupuntura, por exemplo.

Nesse contexto, hoje trazemos 3 causas da obesidade que podem ser combatidas a partir de uso de técnicas de acupuntura, segundo especialistas.

 

 

Saiba mais!

 


Acupuntura trata infertilidade com mais eficácia que remédios, diz pesquisa

img6acupuntura pode ser mais eficiente e saudável para o tratamento da infertilidade do que os conhecidos remédios Clomid e Omifin. É o que afirmam pesquisas internacionais, que identificaram que o método milenar da medicina chinesa curou mais mulheres do que as medicações com clomifeno, droga de fertilidade mais prescrita no mundo.

O alto índice de sucesso acontece principalmente porque a técnica ajuda a aliviar o stress causado pela expectativa da gravidez. . “A esperança e a expectativa da gravidez deixam as mulheres nervosas, tensas, estressadas, e isso prejudica diretamente na fecundação, e a acupuntura é aplicada para controlar essa emoção” “A acupuntura não só elimina o stress natural da gravidez como também ajuda mulheres a engravidar de uma maneira muito mais saudável e eficiente do que apenas com remédios”, comenta o acupunturista Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).

Saiba mais!