A Acupuntura funciona através de estímulos feitos em pontos específicos enviados ao cérebro pelas terminações nervosas, quando falamos sobre os mecanismos de ação da Acupuntura. A partir destes estímulos o cérebro envia comandos para as áreas ou funções que se quer atingir.
Não. As pesquisas científicas que se desenvolveram a partir do início da década de 70 confirmaram a hegemonia e vocação da acupuntura no tratamento da dor, principalmente as dores músculo – esqueléticas e mio-faciais, mas têm várias outras indicações, principalmente na área de distúrbios funcionais, inflamatórios, imunológicos, metabólicos e mecano-degenerativos.
A Acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação das sequelas de AVC. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras ações. Esses efeitos ocorrem em conjunto ou isoladamente, dependendo das técnicas selecionadas.
Cada vez mais, o uso da Acupuntura é recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores músculo-tendíneas, como as que ocorrem em esportistas, graças a seu efeito analgésico, relaxante muscular e antiiflamatório.
A ciência, atualmente, mostra que já é uma especialidade no nosso país e funciona mediante uma indução neuro-imuno-endócrina, ou seja, toda vez que o acupunturista insere uma agulha de Acupuntura em um ponto determinado e selecionado, estará fazendo um comando para que se realizem determinadas funções no seu interior tanto na parte referente ao sistema nervoso, como no sistema imunológico e endócrino. Esse estímulo tem um tempo de ação que atinge em 12, 24, 36 e até 72 horas, mantendo um platô de acordo com o tipo de estímulo e resposta pessoal além do quanto o cliente faz por si em termos de qualidade de vida, para manter esse efeito benéfico da Acupuntura. Ao fim desse período, temos que reforçar o estímulo para que outro pico de ação se manifeste no organismo, até que cesse a causa e efeito da dor ou disfunção que levou o cliente a procurar o tratamento.
Formalmente não. O que deve ter é o cuidado ma formulação do diagnóstico, visando uma otimização do campo de ação dessa técnica.
A Acupuntura é uma técnica por harmonização. Mas os meios para que se chegue a tal objetivo incluem indução neural com liberação de substâncias endógenas que como todo procedimento vitalista pode trazer efeitos não previstos. Por isso, a importância da sua execução por um profissional capacitado.
Antes da invenção do aço inoxidável, as agulhas eram feitas de ferro e também de metais nobres como ouro, prata, platina e também cobre, de acordo com o efeito que se pretendia alcançar. Hoje com a necessidade da racionalização dos custos e do avanço tecnológico, além da necessidade da opção pelas agulhas descartáveis, o material preferido é o aço inoxidável.
Porque elas são muito finas. A sua principal função é promover a liberação de substâncias do próprio organismo, fazendo circular o Qi (energia) nos canais de Acupuntura para promover a harmonia e o equilíbrio.
A Acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar auxiliando a diurese, além de melhorar o metabolismo. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite.
Pode e deve! A Acupuntura realizada em gestantes melhora problemas que a mulher possa ter com náuseas e vômitos, como também dores lombares, disposição da futura mamãe, como também uma melhor performance na hora do parto, tanto do feto como da parturiente que tenha feito acompanhamento pré-natal com acupuntura.
A agulha de Acupuntura é apenas um dos instrumentos usados na Medicina Tradicional Chinesa, ela pode ser associada a: - Eletroacupuntura: são estímulos elétricos às agulhas inseridas na pele, potencializando a ação. - Ventosa: recipiente de plástico ou vidro, onde em seu interior é produzido um vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. - Moxabustão: bastão de Artemísia que ao queimar aquece os pontos de acupuntura. Essas duas últimas técnicas podem ser usadas sem o uso de agulhas.
Pode, mas com restrição ao uso de eletroacupuntura.
Hoje a Acupuntura está sendo amplamente usada em tratamentos estéticos, devido à sua ação estimulante à circulação e regeneração celular. Importante lembrar que na estética da face este setor do organismo é irrigado principalmente por canais de caráter digestivo tais como estômago, intestino grosso e delgado e vesícula biliar, destacando assim, a importância da alimentação para a manutenção da higidez das estruturas da face. No tocante à estética corporal, vale ressaltar nos casos de celulite, que os membros inferiores são pontuados, além de dois dos mesmos canais digestivos da face, (estômago e vesícula biliar), também pelos seus órgãos acoplados, ou seja, pelos canais do baço e do fígado. Importante lembrar que os canais do rim e bexiga percorrem uma extensa parte do corpo em áreas de interesse à estética facial e corporal, justificando assim, a grande importância e valor que esse setor da Medicina, a Cosmetologia, dá para a necessidade da ingestão de água e líquidos.
- Técnicos de Acupuntura; - Profissionais de Acupuntura de nível superior da área da saúde; - Médicos com título de especialista em Acupuntura.
Dexter Lawrence Womens Jersey